• Zumbido no ouvido

    Zumbido no ouvido

    O zumbido no ouvido , também denominado acúfeno, tinnitus ou tinido, é uma sensação de som percebido pelo indivíduo na ausência de uma fonte sonora externa. É uma das queixas de problemas no ouvido mais comum e freqüentemente vem associada com tontura e surdez.

    O zumbido pode ser considerado como um sintoma de alguma doença ou como seqüela de alguma agressão sofrida pelo ouvido (externo, médio, interno).

    Como é o zumbido no ouvido ?

    O barulho (zumbido) pode ser referido como um chiado, apito, barulho de chuveiro, de cachoeira, de concha, de cigarra, do escape da panela de pressão, de campainha, do esvoaçar de inseto, de pulsação do coração, batimento da asa de borboleta e de outros modos. Pode ser de forma contínua ou intermitente, constante, mono ou politonal.

    Pode ser considerado leve quando só é percebido pelo paciente em certas situações; moderado quando o paciente sabe da sua existência, porém não o incomoda; intenso quando a sensação desagradável o incomoda, prejudicando-o em diversas situações ou atividades; severo quando a manifestação se torna intolerável, acompanhando-o todo o tempo e dele não conseguindo se livrar, prejudicando-o ininterruptamente em suas atividades.

    Qual a atuação do especialista em ATM em relação aos pacientes com zumbido no ouvido ?

    As alterações dos músculos da mastigação ou perda de elementos dentais podem alterar estruturas anatômicas que estão diretamente relacionadas com a orelha média e o sistema auditivo.

    Na presença dessas alterações devemos interagir com profissionais de áreas afins (otorrino ou neuro).

    O tratamento nesses pacientes tem demonstrado eficácia, devolvendo o bem estar e a qualidade de vida, o que é sempre o nosso principal objetivo.

    A dor somente se torna insuportável quando ninguém cuida!!!! Diga não a Dor!

Menu ADZ