• A viscossuplementação como tratamento das Atms

    A viscossuplementação como tratamento das Atms

    A viscossuplementacão é uma técnica usada no tratamento das alterações internas da articulação temporomandibular que associada as outras técnicas, trará ao paciente de uma forma mais rápida e segura o alívio de seu sofrimento.

    Consiste na injeção intra-articulação de ácido hialurônico, componente este já existente no líquido sinovial de uma articulação saudável (ex. atm, joelho etc.). Estudos baseados em evidências nos mostram que este líquido sinovial perde sua capacidade funcional com a idade e com processos de artrose. O ácido hialurônico exógeno quando injetado nesta articulação doente tem a capacidade de amortecer os impactos, lubrificar o ambiente devolvendo ao paciente alívio da dor (as vezes imediatamente) e melhorando o movimento das articulações (função) como também favorece a restauração da homeostasia fisiológica na articulação no caso a ATM - articulação temporomandibular.

    Segundo a Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial (SBDOF) através de um parecer (comissão interna) do ácido hialurônico no tratamento da DTM articular:

    “conclui-se que a viscossuplementação da Articulação Temporomandibular (ATM) com o Hialuronato de Sódio apresenta evidência com força e grau de recomendação suficiente para declarar sua segurança no tratamento de diversas condições que afetam as ATMs, desde que administrado por profissionais capacitados para um correto diagnóstico e para os procedimentos operatórios que envolvem o uso dessa técnica.”

Menu ADZ